segunda-feira, 12 de julho de 2010

O mundo no século XXI




O Cartunista Quino, inventor da Mafalda, descreve o rumo do nosso século, ou seja, é assim que nossas crianças estão crescendo...Reflita, ok?

terça-feira, 6 de julho de 2010

Férias, momento de alegrias para as crianças e desespero para as mães.


E chegou, chegou sem dó nem piedade, para você que é mãe, pai, babá, voluntária na casa da amiga, da prima, da cunhada, da irmã. Chegou o momento, que crianças, pré-adolescentes e adolescentes esperavam desde que voltaram a estudar em fevereiro – as FÉRIAS!!!!!!
Calma... lição número 1, mantenha-se calma, respire, na internet há vários tipos de técnicas de relaxamento. Acredite, você vai precisar. Ore, antes de tudo peça a direção de Deus para que essa férias sejam educativas tanto para você quanto para eles.
Não quero que você pense, que crianças são alienígenas, entretanto elas têm, algo que muitos de nós não temos mais,a tal energia, o famoso “ pique”.
Vamos começar com calma ok?
No primeiro dia de férias, provavelmente eles acordem 06:30 da manhã, ou antes, porque estão acostumados, isso no caso das crianças, os adolescentes se você deixar dormem e comem durante as férias inteiras. Não surte. É o relóginho biológico deles que funciona melhor que nosso intestino minha gente!
Quando todos acordarem, se você tem um só, parabéns, mas se não tiver reúna a tropa na sala, sente-os no sofá para a primeira conversa séria do dia. Mães, entendam que conversa séria não quer dizer que você precise estar de mal humor,chata e de cara carrancuda porque te acordaram antes das 07:00. Tente ser legal ok? Adultos legais conquistam rapidamente o respeito da criançada.
Vamos lá então, diga aos pimpolhos que vocês vão fazer um combinado, caso eles nunca tenham feito nenhum combinado antes, explique que é um pedido que deve ser cumprido, caso ao contrário ele vai para o cantinho da reflexão (sobre isso dissertaremos em outra oportunidade, todavia não esqueça que, o tempo que eles ficarão no cantinho da reflexão é conforme a idade, não ultrapasse isso). O primeiro combinado será sobre brigas, é proibido brigar, isso inclue, irmãozinhos, primos, vizinhos,amiguinhos, e adultos, pai, mãe avó, tia, babá, e não esqueça a Bíblia diz : "E vós pais, não provoqueis a ira aos vossos filhos, mas criai-os na disciplina e instrução do Senhor" (Ef 6:4)”. Diga ao seu filho, ou a essa criança que você está responsável durante as férias, e ele lhe deve respeito e obediência que cada vez que ele obedecer, Deus se alegra com ele e nossa missão na terra é alegrar o coração de Deus. Imponha rotina para a hora de acordar, comer, jogar video game, usar o computador, não é só porque estão em férias eles devem estar "largados", as crianças precisam de um tempo para ler, acostume-os a ler, conte uma história diferente a cada dia, leve-os ao cinema e parquinho, o segredo é faze-los gastar energia, alugue DVDs para assitir com eles e não os force a assitir tudo, lembre-se ele funcionam diferente de adolescentes e adultos, não conseguem prender por muito tempo a atenção. Faça brigadeiro, mas não os entupa de açúcar, imponha horários para o lanche. Abuse dos brinquedos, recorra as lojinhas e R$ 1,99, sempre há bons quebra-cabeças, dominós, livrinhos para colorir. Para os adolescentes invista em jogos como UNO, Jogo da vida, WAR, Banco Imobiliário. Se em sua igreja tiver a EBF, escola bíblica de férias, os leve. Mãe, pai ou responsável, deixe claro: Você dita as regras, mas isso não quer dizer que vai virar Nazismo e campo de concentração. Com a direção de Deus as férias vão ser uma benção. Que as férias sejam abençoadas para você e seus pimpolhos.


Bem por enquanto é isso, no próximo texto falaremos sobre rotina e disciplina. Acompanhe e não saia sem deixar seu comentário. Estarei orando por você. Que Deus te dê sabedoria.
Abraços. Tia Gih...
\o/A fotinha é uma homenagem as pessoinhas mais importantes em minha vida, Má, Mila, Lolo, Vi e Pá...

Pessoas que nos fazem bem. Parte II



Em 10 Abril de 2008, mais precisamente uma quinta feira, eu postei neste blog o seguinte texto:
Pessoas que nos fazem bem...
Quando postei esse texto eu tinha alguns amigos, muito importantes, alguns deles ainda fazem parte da minha vida, outros eu perdi contato, alguns sumiram e assim vai. Entretanto eu precisava digamos que “repostar” este texto com suas devidas alterações é claro. Pois desde 2008 muita gente entrou em minha vida e o ano de 2010 tem sido o ano que mais tenho passado o tempo com meus amigos e com os filhos deles é claro. Sem deixar de lado as SALCs, dissertarei sobre elas do decorrer deste texto.
Gosto de falar sobre amizade...
Porque amigos, são pessoas que nos fazem bem...A própria Bíblia diz que há amigos mais chegados que irmãos. Sabe quando você não consegue nem explicar o que sente por determinada pessoa, de tão importante que ela é?
Pois é...A essas "pessoinhas", especiais, que tornam o dia da gente tão mais feliz,eu dedico essas humildes palavras... Pessoas que estão ali que te escutam e são usadas por Deus pra falar ao seu coração. Aqueles amigos maravilhosos que aparecem com violão e cantam pra você, te dão presentes por que simplismente gostam de você. Casal de amigos que têm os filhos mais lindos do mundo que te chamam de tia e que te amam e você acaba fazendo parte da família de cada um deles. Amigos q falam, bora lá pro Paraguai? E vc responde: Vamos, quando? E eles respondem: Agora!!!! Huahauahuaahauahauau e você vai, se diverte, ri por quase 24 horas.
Tem as amigas solteiras, SALC, Solteiras, Altas, Lindas e Cristãs. Claro que eu, na falta de tamanho apelo pra saltinho 12 pois não quero sumir no meio de 5 mulheres com mais de 1,75 e eu aqui com meus 1,58 não posso fazer feio. Essas são as amigas que topam ir pra avenida Batel e ficar dando voltas horas e horas na quadra só pra olhar o movimento e depois, “bora” todas pro MC Donalds tomar suco e sorvete e começar a noite dizendo que é mto bom viver sem homens e quando o dia já esta raiando( e o Mc Donalds quase esta servindo o MC café da manhã), chegamos a conclusão de que a mulher não foi feita pra ficar só e que precisamos namorar urgente!!!!! Amigas que riem uma das outras quando vamos a cafeteria e vemos que os cafés que nos servem não se parecem em nada com as fotos que vimos no menu. Mas mesmo assim, tomamos trocentos tipos de café, sucos, sodas italianas e falamos muita, mas muita besteira, além de virarmos compositoras de "lindos funks". Essas são aquelas amigas que sempre tem algo planejado: festas, passeios, viagens. E topam tudo de boa e na hora. Esses dias quase fomos pra cidade de Ponta Grossa a 00:00 de sábado pra voltar na mesma madrugada, só pra ver o pseudo namorado de uma das meninas.
Tem as amigas-psicólogas, que atendem ligações a cobrar e á domicilio quando o mundo desaba e você precisa de sessão extraordinária. Há também aquelas amigas que passam na sua vida pra tomar litros de coca com você, te incentivam a fazer uma loucura, mas não se esquecem nunca de você qdo precisam desabafar. Tem os amigos e amigas mais fofos do mundo que a te chamam de gatinha, quando vc está de TPM e acha que o mundo vai acabar. Têm os amigos casados, de alguns deles eu nunca vi a esposa mais sei tudinho sobre elas, garanto que saberia presenta-las melhor que seus maridos, sinto falta desses amigos, aprendi muito com eles. Pena que um deles foi embora; ainda bem que existe MSN. Têm amigos que ficam até as 04:00 da manhã no MSN contigo pra te ajudar a colocar os pés no chão quando você quer voar na hora errada, tentanto te convencer q a vida é bela e que somos culpados pelas decisões erradas que tomamos. Tem aquelas amigas que vocês se entendem pelo olhar. Tem aquelas que você ama encher o saco no MSN: amiga te chamo...Existem também as amigas e os
amigos que você demora pra ver, tenta sempre manter relacionamento pelo MSN, mas quando vocês se reencontram parece que o tempo parou desde a última vez que vocês se viram, nada muda. Existem também aqueles amigos que somem durante uns 2 anos, quando você ainda nem sabe que rumo vai dar a sua vida e ao seu ministério e quando vc os reencontra e tem seu ministério consolidado eles te abraçam e falam: eu sabia, pena que você demorou pra ver o ministério lindo que Deus colocou em suas mãos. Agora vai e cumpre o IDE sem medo.
E tem as amigas que te fazem chorar no MSN dizendo o quanto vc é importante para ela e que os filhos ou filhas dela te amam.
E assim caminha a humanidade...sempre precisando de amigos ao lado...
à todos meus amigos, dedico este espaço....

Amo vocês...