quarta-feira, 22 de junho de 2011

Afinal, para que serve um pedagogo?

Qual é o trabalho do pedagogo?
            Já experimentou digitar no famoso site de busca GOOGLE : Piadas sobre pedagogos? Ainda não sei se a piada é para rir ou chorar, vendo que a única piada que você encontra lá é: ” Pedagogia: Outro curso da série de cursos "Candidata (o)s ao Golpe do Baú". Alguém já precisou ou pelo menos conhece alguém que já precisou de um pedagogo? Não há muito mais a dizer, visto que não há sinais de utilidade neste curso.”
            Será que é isso que pensam dos pedagogos? Será que o trabalho e empenho desse profissional que tem por significado Conduzir ao conhecimento; está deixando seu trabalho a desejar? Em contrapartida, há uma comunidade na rede social Orkut, que diz: “Sem professor, não tem doutor.” Podemos ir mais longe: Sem professor, pedagogo ou coordenador pedagógico, diretor, inspetores, enfim, sem as pessoas que estudaram pedagogia, não há doutores, mestres. Então, o trabalho do pedagogo é importante sim. Ele pode estar mais escondido, ás vezes não estar dentro de sua real função, sem um campo específico de atuação, responde às emergências, apaga focos de incêndios e apazigua os ânimos de professores, alunos e pais.
            Saviani (1984,pág. 09) em um discurso publicado pela revista ANDE n° 09, fala como patrono para turma de formandos em pedagogia,  em 1984, sobre o trabalho do pedagogo.  Fala ainda, sobre o leque de possibilidades do trabalho do pedagogo, seja em âmbito: escolar, social, hospitalar ou em qualquer modalidade da educação.

Assim,a pedagogia significa também condução á cultura, isto é, processo de formação cultural.E pedagogo é aquele que possibilita o acesso á cultura, organizando o processo de formação cultural. È, pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. E como o homem só se constitui como tal na medida em que  destaca da natureza e ingressa no mundo da cultura, eis como a formação cultural vem coincidir com a formação humana,            convertendo-se o pedagogo, por sua vez, em formador de homens. (Saviani, 1984)

                                    
            A Lei de Diretrizes e Bases, não tem menção propriamente Dita ao pedagogo em si, mas relata o papel do profissional da educação.
            À luz da legislação federal – LDB, todos aqueles profissionais de educação escolar, em particular, os das redes oficiais de ensino, que ingressam, no serviço público, através de concurso público de provas e títulos, são, portanto, detentores de cargos públicos, e, por isso, têm incumbências enumeradas ou responsabilidades explicitadas pelo Estado. A LDB, assim, ao referir-se aqueles que profissionais que têm cargos efetivos de professores os chamam de docentes. A escola, por sua vez, zelando pela valorização profissional de educação escolar, tem a incumbência inalienável de envolver os docentes no seu processo de construção ou gestão escolar.
             Vemos em vários artigos e incisos o papel do docente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dá diferentes títulos aos profissionais de educação escolar: professores, docentes e profissionais de ensino os artigos 61 á 67 é  dedicado aos profissionais de ensino. O Art. 64 diz que a formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional. Ou seja, pedagogos e docentes seguem a mesma lei.
            Entretanto, a formação dos pedagogos no Brasil está atrelada as determinações do Conselho Nacional de Educação, CNE.        O que nos remete novamente ao artigo 64 da LDB, pois sabemos que a docência é uma dos diversos atos pedagógicos.
            Mas retornando ao papel do pedagogo, podemos citar Libâneo, em Pedagogia e Pedagogos, para quê? Cita: “O pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações referentes a prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.”
            Desde a sua criação, a identidade do pedagogo bem como a organização curricular foram temáticas para debates, porém, sem precisão nos resultados. Mas afinal, o pedagogo está em crise de identidade? Como explicar essa profissão, tão humanitária que buscar o melhor das pessoas?
            O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência, além de desempenhar papel efetivo na construção e atualização do Projeto Político Pedagógico – PPP. O pedagogo realmente competente só tem tempo para o que é essencial em seu campo de atuação, ou seja, parar de “apagar todos os incêndios” e criar o ambiente pedagógicos, junto ao professor e a comunidade. O pedagogo é aquele que, na hora atividade do professor,  precisa sentar com ele e descobrir o que precisa, o que seus alunos precisam, o que a escola pode contribuir na pratica pedagógica desse professor.
            O pedagogo é o profissional que pode atuar em um leque de possibilidades, ou seja, precisa estar estudando, se atualizando. O pedagogo é o profissional que aprende para ensinar. Podemos concluir, s o trabalho do pedagogo da seguinte forma: ele tenta aliar as teorias com o melhor da prática pedagógica na sala de aula. Mais do que resolver problemas de emergência e explicar as dificuldades de relacionamento ou aprendizagem dos alunos, o papel do pedagogo é ajudar na formação dos professores. Mas isso é muito pouco. Na verdade, o pedagogo se faz cada vez mais necessário porque professores e alunos não se bastam. O pedagogo eficiente centraliza as conquistas do grupo de professores e assegura que as boas idéias tenham continuidade. Só assim é possível que o coordenador efetivamente forme professores (e esse é o seu papel primordial), eu diria que no dia-a-dia de uma instituição educativa é preciso:
- dispor segundo certa ordem e método as ações que colaboram para o fortalecimento das relações entre a cultura e a escola;
- organizar o produto da reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino e da avaliação da prática;
- arranjar as rotinas pedagógicas de acordo com os desejos e as necessidades de todos; e ligar e interligar pessoas, ampliando os ambientes de aprendizagem.
         O pedagogo deve ser o especialista nas diversas didáticas e o parceiro mais experiente do professor. É ele quem responde por esse trabalho junto ao diretor, formando assim uma relação de parceria - e cumplicidade - para transformar a escola num espaço de aprendizagem. O que ocorre em muitos casos é que, sem formação adequada, ele acaba assumindo funções administrativas - e a formação permanente fica em segundo plano ou desaparece. Esse é o sentido de ser um bom pedagogo, não de uma instituição, mas de processos de aprendizagem e de desenvolvimento tão complexos como os que temos nas escolas.
           














6 comentários:

@madizinho disse...

Muito Boa a Materia !

Alguém que te faz sorrir ;D disse...

Nossa Gih... disse tudo.. mas infelizmente ainda ha um grande preconceito em relação ao nosso curso. Temos uma missão linda, mas raros conseguem entender.. as vezes ate mesmo quem esta cursando não entende o tamanho de sua importância, o quanto será importante na vida de algumas pessoas... Apesar da nossa realidade Brasileira, eu tenho ESPERANÇA na educação! EU AMO O QUE FAÇO!

Anônimo disse...

Arrazou!

ablognoa disse...

Ótima postagem.
Realmente, a pedagogia é uma profissão que as pessoas têm bastante preconceito se você parar para perceber.
Acho uma profissão muito importante e bonita. não vejo os motivos de piadas sobre os profissionais dessa área. Talvez agem desta forma porque ainda não conhecem bem essa profissão, pois se conhecessem melhor não iriam agir assim, concorda?

Gostei do blog. Abraços.

Anônimo disse...

o pedagogo só precisa se por no seu lugar. é a única falha da area. vcs detêm as técnicas mas não o conhecimento das areas específicas. quem sabe de matémática é um matemático, quem sabe de física é um físico e assim por diante. não se pode ensinar aos outros como ensinar aquilo que não se sabe. é só para reflexão

Cristiano Silva disse...

Gostei do seu blog.. Sou mais um homem entre tantas mulheres neste curso.. mas acredito que a situação do pedagogo esta melhorando e vai melhorar ainda mais. O governo não prioriza a educação, não temos muitos incentivos, os salários são péssimos. Mas se persistirmos até o fim a recompensa poderá ser enorme. Abraços